Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Sou professora de Matemática. Valorizo as atuais mudanças no ensino, mas enfatizando as experiências anteriores.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

SUDOKU - UM QUEBRA-CABEÇA DIFERENTE


Objetivos
  • Desenvolver a argumentação oral.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e afinar a argumentação para defender sua sugestão de jogadas

Conteúdo
  • Sequência numérica
Habilidades
  • Organizar o raciocínio e localizar jogadas mais certeiras.
  • Trabalhar com a sequência numérica com os algarismos agrupados fora da ordem habitual.
  • Exercitar a coordenação de variáveis e a sequência numérica.
Material necessário
  • Um tabuleiro de EVA. A superfície, quadrada, deve ser dividida em quatro linhas e quatro colunas. Para cada uma das 16 casas é preciso construir uma peça correspondente (com EVA ou qualquer outro material): quatro marcadas com o número 1, quatro com o 2, quatro com o 3 e quatro com o 4. Os algarismos podem ter cores diferentes para auxiliar a identificação.
Regras do jogo
É simples mais requer raciocínio de exclusão e muita atenção: não é possível repetir um número na mesma linha, na mesma coluna ou nos quatro "cantos" (superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito). E você deve iniciar a partida colocando algumas peças no tabuleiro.
"Só há uma peça possível para cada casa, e é aí que mora o desafio". É interessante introduzir diferentes restrições (repetição na linha, coluna e quadrante) aos poucos, até elas conseguirem jogar com todas as limitações ao mesmo tempo.

Sequência didática
Antes de começar uma partida, deixe que os alunos (em pequenos grupos) distribuam as peças pelo tabuleiro vazio. Elas devem fazê-lo em conjunto e seguindo as regras de não repetição. Provavelmente surgirão problemas para encaixar todas as peças, sinal de que alguma está no lugar incorreto. Oriente-as a tentar novamente.
Quando os alunos já tiverem dominando a lógica do jogo, crie uma "peça desafio", marcada com um ponto de interrogação. Distribua alguns números pelo tabuleiro (entre eles, a peça desafio). O objetivo agora é descobrir qual é aquele algarismo preenchendo o menor número de casa. É estratégia pura!
Revista Nova Escola Ano XXI - Nº 204 Agosto 2007



Nenhum comentário: