
Objetivo
- Construir procedimentos para organizar e representar dados por meio de tabelas e gráficos estatísticos.
- Dados, tabelas e gráficos de barras
- Reconhecer e interpretar um gráfico de barras
- Construir tabelas de freqüências e gráfico de barras
Construa em seu caderno uma tabela com os dados adquiridos após na sua pesquisa. Em seguida, construa um gráfico de barras. Não se esqueça do título!
Sequência didática
- Escolham o tema da pesquisa a ser feita. Pode ser sobre filmes a que já assistiram, esportes ou qualquer outro tema que acharem interessante.
- Os colegas dos outros grupos serão as pessoas entrevistadas.
- Façam uma tabela com o resultado da pesquisa.
- Com os dados obtidos construa a sua tabela.
- Dê um título ao gráfico. O título deve se referir ao assunto do gráfico.
- Nomeie dois eixos: um horizontal e um vertical. Faça-os com o comprimento suficiente para que neles caibam todas as barras e todas as freqüências da tabela.
- Deixe a mesma distância entre as barras no eixo horizontal. Lembre-se que todas as barras devem ter a mesma largura.
- Escolha uma escala adequada e use-a regularmente no eixo vertical. Por exemplo, se você escolher que 1 centímetro vale um aluno, esse valor deve ser mantido em todo o eixo vertical.
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