
OS NÚMEROS COM VÍRGULA FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO
Habilidades
ATIVIDADE
Muitos artigos de jornal, encartes anunciando promoções de lojas e supermercado, trazem números na forma decimal, e é possível trabalhar com esses dados. Sugerimos esses textos e perguntas para explorar o conceito de operações com números na forma decimal.
Sequência didática
Pedir aos alunos que levem para a escola encartes de lojas e supermercado.
Leia uma explicação sobre o dinheiro brasileiro.
A unidade monetária brasileira é 1 real. Cada centésimo do real é o que chamamos de centavo do real. Vale destacar que desde cedo eles têm contato com os números racionais na forma decimal, especialmente nas situações que envolvem o sistema financeiro.
Solicitar aos alunos que registre no caderno listas de material de higiene e limpeza, de bebidas, de alimentos e de outros produtos. Depois, escolha uma ou duas listas para realizar as suas compras do dia. Em seguida, perguntar a quantia disponível no dia para fazer as compras e peça que anotem. Propor ao aluno que escreva a quantidade e o preço unitário de cada produto. Incentivar os alunos a falar se foi possível realizar as compras desejada com a quantia disponível, se precisaram diminuir a quantidade de produtos, se sobrou algum dinheiro.
No momento de discutir as respostas, é importante dar destaque às resoluções, ou seja, os alunos devem falar e ouvir sobre os caminhos possíveis de resolução.
Objetivos
- Identificar, interpretar e utilizar diferentes representações dos números racionais, vinculando-as a contextos matemáticos e não-matemáticos.
- Resolver uma situação-problema do dia-a-dia que compreenda números decimais, utilizando as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Distinguir a parte inteira e a parte decimal em um número decimal.
Habilidades
- Ler, escrever e realizar cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) dos números com vírgula para chegar às respostas procuradas.
ATIVIDADE
Muitos artigos de jornal, encartes anunciando promoções de lojas e supermercado, trazem números na forma decimal, e é possível trabalhar com esses dados. Sugerimos esses textos e perguntas para explorar o conceito de operações com números na forma decimal.
Sequência didática
Pedir aos alunos que levem para a escola encartes de lojas e supermercado.
Leia uma explicação sobre o dinheiro brasileiro.
A unidade monetária brasileira é 1 real. Cada centésimo do real é o que chamamos de centavo do real. Vale destacar que desde cedo eles têm contato com os números racionais na forma decimal, especialmente nas situações que envolvem o sistema financeiro.
Solicitar aos alunos que registre no caderno listas de material de higiene e limpeza, de bebidas, de alimentos e de outros produtos. Depois, escolha uma ou duas listas para realizar as suas compras do dia. Em seguida, perguntar a quantia disponível no dia para fazer as compras e peça que anotem. Propor ao aluno que escreva a quantidade e o preço unitário de cada produto. Incentivar os alunos a falar se foi possível realizar as compras desejada com a quantia disponível, se precisaram diminuir a quantidade de produtos, se sobrou algum dinheiro.
No momento de discutir as respostas, é importante dar destaque às resoluções, ou seja, os alunos devem falar e ouvir sobre os caminhos possíveis de resolução.
Um comentário:
Com essa experiência, evidenciamos a importância da matemática no nosso cotiano.
Parabéns colega.
Abçs.
Janice
Postar um comentário